Clipping de Notícias Aspacer 10 de Julho de 2020

Postado em Clipping

Bom dia. A equipe de comunicação da Aspacer traz as últimas e melhores informações do dia de hoje, 10 de julho de 2020, data em que é comemorado o Dia do Engenheiro de Minas. Acompanhe a visão estratégica e de longo prazo do Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, ao colocar em consulta pública o Plano Nacional de Energia 2050. Além disso, leia matérias sobre o Novo Mercado de Gás Natural, tributos e internacional.

EPBR
Belivaldo Chagas defende aprovação da nova Lei do Gás

O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, defendeu a aprovação da nova Lei do Gás na Câmara dos Deputados. O governador participou da abertura do webinar Gargalos tributários para o desenvolvimento da indústria do gás natural, produzido pelo Fórum Sergipano de Gás Natural com apoio do governo do estado, da agência epbr e do escritório Machado Meyer.
“É preciso que tenhamos novos marcos regulatórios. Nós avançamos, como podemos, aqui em Sergipe, mas temos nossas limitações”, comentou o governador.
Acompanhe vídeo:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=3SQkUzQ0I-M&feature=emb_logo

Disputa por terminal de GNL na Bahia tem dez empresas pré-qualificadas; veja a lista
https://epbr.com.br/disputa-por-terminal-de-gnl-na-bahia-tem-dez-empresas-pre-qualificadas-veja-a-lista/

Valor Econômico
Carta ao Leitor

Mercado de gás

Com relação ao artigo “Privatizações no mercado de gás” (Valor, 7/07), a Abegás tem a registrar:
1- É incorreto relacionar eventuais privatizações à inexistência de um mercado livre de gás natural. Em mais de 65% do PIB nacional existe regulação para o consumidor livre. Nem por isso esse mercado se efetivou. Por duas razões: falta de concorrência na oferta de gás e falta de infraestrutura de escoamento e transporte.
2- A figura do comercializador está definida na lei 11.909/2009, dando total condição para a atividade. O que faltam são agentes comercializando e potenciais consumidores tomando o risco da contratação da molécula.
3- As distribuidoras têm amplo interesse de adquirir gás em custos menores. Abriram chamadas públicas em 2018, mas sem êxito em obter novos supridores.
4- A movimentação do gás dentro da área de concessão é prerrogativa da distribuidora concessionária do Estado (privada ou de economia mista). Qualquer proposta que imponha exceções que deixem de remunerar esses serviços, em favor de alguns segmentos, promove a quebra de contratos vigentes e aumentará o custo para demais consumidores, em decorrência da receita mínima requerida.
Augusto Salomon
Presidente executivo da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado)

ANP lança edital da chamada pública para alocação de capacidade para Gasbol
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/07/09/anp-lanca-edital-da-chamada-publica-para-alocacao-de-capacidade-para-gasbol.ghtml

Ministério de Minas e Energia
Ministério de Minas e Energia coloca Plano Nacional de Energia 2050 em consulta pública

http://www.mme.gov.br/todas-as-noticias/-/asset_publisher/pdAS9IcdBICN/content/ministerio-de-minas-e-energia-coloca-plano-nacional-de-energia-2050-em-consulta-publica

Lei nº 14023/2020 determina que empregadores e contratantes adotem medidas de proteção para profissionais essenciais

https://www.legisweb.com.br/noticia/?id=24284

CNN Brasil
Indústria da Itália se recupera com mais força do que o esperado em maio
https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/07/10/industria-da-italia-se-recupera-com-mais-forca-do-que-o-esperado-em-maio

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page