Superintendente do CCB lança Manual de Desempenho na Expo Revestir 2016

Postado em Cerâmica

Ana Paula Menegazzo disse que essa é a primeira edição do manual e será um marco na história da construção civil.

Com um auditório movimentado por cerca de 900 pessoas, no dia 04 de março, a Superintendente do Centro Cerâmico do Brasil, Dra. Ana Paula Menegazzo, lançou, no Fórum Internacional de Arquitetura e Construção da 14ª Edição da Expo Revestir, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o Manual Setorial de Desempenho da Indústria de Placas Cerâmicas para Revestimento, material este que representa um marco para a construção civil brasileira.

Em seu discurso, Ana Paula disse que essa é a primeira edição do Manual junto à ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres, “mas queremos sugestões para melhorar e pensarmos em outra edição” comentou.

De acordo com o Coordenador de Garantia da Qualidade da Eliane Revestimentos Cerâmicos, Anderson Patrício Eziquiel, também palestrante, o Manual veio para atender uma demanda grande que os fabricantes vinham buscando no desempenho dos produtos. “Ele esclarece ao cliente final o que ele precisa entender, o que ele tem que olhar, quais são os parâmetros de controle, dentre outros requisitos. Ele é uma forma de fazer com que em todo segmento cerâmico, bem como os construtores ou o cliente final, tenham maior qualidade diante dos produtos”, disse Eziquiel reforçando a importância do CCB para a área. “Fundamental parceiro da nossa empresa que ofereceu tecnologia e ferramentas para realizarmos os nossos ensaios”, enfatizou.

Também parte do grupo técnico do Manual, a Gerente de Projetos do CCB, a doutorando Lilian Lima Dias, disse que a ideia da realização desse projeto surgiu da necessidade de ajudar tanto as empresas fabricantes de placas cerâmicas quanto aos construtores, arquitetos, especificadores, projetistas, entre outros, a esta nova abordagem introduzida pela publicação da norma ABNT NBR 15.575/2013. “A norma é baseada no desempenho do sistema construtivo e as primeiras conversas para a elaboração deste Manual iniciaram no final de 2014, passando depois para a fase de planejamento e definição dos objetivos, público alvo, ensaios a serem realizados, entre outras. A partir destas definições foram quase oito meses para a aquisição dos produtos, realização dos ensaios e redação do texto”, falou. Depois do texto concluído, segundo Lilian, foi então realizado todo o trabalho de diagramação do manual. “O CCB participou ativamente desta fase inicial e da fase de elaboração do manual (aquisição, realização de ensaios e redação do texto), ou seja, efetivamente da parte técnica do manual”, explica.

Para o superintendente da ANFACER e presidente da Expo Revestir e do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, Antonio Carlos Kieling, “Viemos construindo este evento para mais de 200 mil profissionais como arquitetos e construtores. Nesses dias de feira estamos com um pensamento positivo, pois com criatividade vamos enfrentar a atual realidade do país”, disse Kieling parabenizando também o trabalho de Dra. Ana Paula no lançamento do Manual.

Após sua palestra, a Dra. Ana Paula participou da mesa de bate-papo explicando as dúvidas dos fabricantes perante o novo Manual e visitou os estandes da Feira junto aos palestrantes.

Sobre o Manual Setorial de Desempenho

A publicação da norma de desempenho introduziu uma nova abordagem e conceito na construção civil, que foi o conceito de desempenho. Com isso, existe agora uma nova forma de pensar e especificar os sistemas construtivos e a necessidade de caracterização dos materiais e sistemas conforme esta nova abordagem. “A necessidade que havia no mercado era e ainda é a necessidade de resposta e adequação a esta nova abordagem”, disse ainda Lilian Lima. Ela reforça que se trata de uma ferramenta que tem como objetivo esclarecer as interferências do componente ‘placa cerâmica’ no atendimento aos requisitos da norma de desempenho ABNT NBR 15.575:2013, que traz a caracterização das placas cerâmicas frente aos requisitos de desempenho especificados na norma, de modo a colaborar com a correta escolha e uso delas nos sistemas de pisos e vedações verticais. “Este Manual deverá ser utilizado realmente como um guia orientativo na escolha de placas cerâmicas para que atendam aos requisitos da norma de desempenho. Outras informações úteis estão colocadas neste manual como por exemplo, as situações de perda de garantia das placas cerâmicas”, disse.

Para finalizar, Lilian mostrou a importância do lançamento do Manual, para o CCB. “Tem uma importância enorme, visto que esta feira tem como um dos seus principais visitantes o público alvo do Manual, como arquitetos, engenheiros, lojistas, etc.. Nela, houve um dia dedicado especificamente ao Construtor, o Fórum do Construtor, onde foram apresentadas palestras de interesse para os profissionais desta área. Então nada melhor que lançar o Manual neste evento”.

O Manual Setorial de Desempenho, é uma publicação da ANFACER e poderá ser adquirido online, através do link:http://manualdesempenho.anfacer.org.br/.

Share on FacebookTweet about this on TwitterEmail this to someonePrint this page