A procura das empresas por crédito teve em outubro sua terceira queda consecutiva, segundo dados da empresa de análise de crédito Serasa Experian divulgados nesta segunda-feira. O recuo foi de 2% em relação à demanda registrada em setembro --quando o recuo foi de 0,9% (em agosto, a queda foi de 4,3%).
Na comparação com outubro do ano passado, houve queda de 5,6%. No acumulado dos primeiros dez meses de 2009, o recuo na demanda das empresas por crédito foi também de 5,6% frente ao mesmo período de 2008.
Segundo a Serasa, somente por parte das grandes empresas houve crescimento na procura por crédito em outubro, de 1,1%, marcando o sexto avanço mensal seguido. As médias empresas reverteram a alta de 1% na demanda por crédito em setembro e registraram queda de 1,6% no mês passado.
Entre as micro e pequenas empresas houve queda de 2% em outubro frente a setembro. Essas empresas ainda enfrentam dificuldades no acesso ao crédito junto ao sistema bancário, diz a Serasa.
No acumulado do ano, as micro e pequenas empresas continuam liderando a queda na procura por crédito, com recuo de 5,8%. Nas médias empresas, o decréscimo no acumulado de janeiro a outubro de 2009 é menor, de 4,6%, em relação ao mesmo período de 2008. Somente as grandes empresas apresentam elevação na demanda por crédito, com alta de 3,5% no acumulado do ano até agora.
Regiões
Todas as regiões geográficas registraram quedas na demanda das empresas por crédito no mês passado, com destaque para o Centro-Oeste (-3,1%); a menor queda foi observada na região Norte (-0,3%). Nas demais regiões os recuos nas demandas das empresas por crédito ficaram perto de 2%.
No acumulado de 2009, as empresas da região Norte registram a menor queda em termos de demanda por crédito (-1,5%). No Nordeste o recuo é de 2,9%. As empresas do Sul foram as que tiveram a maior queda (-8,2%) na demanda por crédito no acumulado do ano até agora, no período de janeiro a outubro de 2009 frente ao mesmo período do ano passado. As empresas do Sudeste e do Centro-Oeste estão com quedas idênticas de 5,7%.
Por segmento, o setor de serviços teve alta de 0,7% na demanda por crédito em outubro. Trata-se da segunda alta mensal consecutiva. Tanto a indústria (-4,0%) quanto o comércio (-3,6%), no entanto, registraram quedas no mês passado em termos de demanda por crédito.
No acumulado de janeiro a outubro, a indústria tem apresentado a maior queda na procura por crédito (recuo de 6,4% ante o mesmo período de 2008). Serviços e Comércio estão com recuos praticamente iguais no acumulado do ano: -5,6% e -5,7%, respectivamente.
Fonte: Folha de S.Paulo