UNIMEP apresenta convênio com a ASPACER

Postado em Design

Representantes da Universidade estiveram na sede da entidade para detalhar as vantagens da parceria aos associados. Curso para designers já foi lançado

Marcos Serafim falou sobre o curso de pós-graduação em Design de Superfície com Ênfase em Revestimentos Cerâmicos

Marcos Serafim falou sobre o curso de pós-graduação em Design de Superfície com Ênfase em Revestimentos Cerâmicos

No dia 12 de fevereiro, a ASPACER apresentou aos colaboradores da área de Design das empresas associadas, Convênio assinado com a UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), na sede da entidade. Na oportunidade, explanaram todos os detalhes do primeiro curso voltado ao setor: Especialização em Design de Superfícies com Ênfase em Revestimentos Cerâmicos.

Participaram do evento: Carlos Zem – Coordenador Geral dos Cursos de Pós-Graduação e Lato Sensu da UNIMEP, Marcos Serafim, Professor, Coordenador do curso de Design da UNIMEP e Gerente da Área de Inovação do CCB (Centro Cerâmico do Brasil) e Maria Beatriz Ardinghi, professora da UNIMEP e arquiteta, especialista em Design. A Coordenadora de Marketing Institucional da ASPACER, Maria Fernanda Rodrigues dos Santos, foi quem coordenou os trabalhos.

O objetivo do convênio é estreitar o relacionamento do setor cerâmico com a Universidade e com isso, capacitar os profissionais do segmento. Zem destacou que a parceria que a Universidade promove com associações, visa conceder descontos aos colaboradores que queiram ingressar ou reingressar na Universidade. Além disso, reafirmou que a ideia é atender necessidades específicas desses profissionais, no dia a dia do mercado de trabalho. “Essa parceria com ASPACER vem em um momento muito propício e em uma região, em que o perfil das empresas atendidas pela associação é excelente. Portanto, não vejo como não ser um sucesso”.

Durante a exposição sobre o curso de Design, Serafim disse que o principal objetivo é contextualizar o trabalho do designer de superfície e integrar os conceitos teóricos da profissão à atividade realizada na prática. “A ideia é pensar no produto, na elaboração, e não apenas produzí-lo de forma mecanizada. Esse curso é para todos os que tenham habilidade para criatividade, não necessariamente, um designer que trabalha no setor cerâmico”.

Para Bia Ardinghi, o processo industrial na criação de produtos acontece de maneira muito mecanizada e não tem outro jeito, essa é a realidade. Mas, segundo ela, o ideal é que o profissional possa ter uma pausa e “voar alto”, pois caso contrário, o dia-a-dia fica muito pequeno, assim como a satisfação dos profissionais. E enfatizou: “Hoje eu acredito que não exista mais possibilidade da indústria de ponta se autodenominar inovadora, se ela não tiver a prática do designer dentro dela”.

Início da parceria

No dia 6 de outubro do ano passado, a ASPACER esteve UNIMEP para assinatura do convênio com objetivo de promover cursos de qualificação e treinamento aos profissionais das cerâmicas e cadeia produtiva do setor. Na ocasião, participou desse encontro o reitor da UNIMEP, Gustavo Jacques Dias Alvim.

Além da pós-graduação em Design, outros cursos deverão ser realizados, visando atender as demandas do setor, incluindo, além da parte administrativa, treinamentos sobre máquinas, equipamentos e meio-ambiente.

Curso de Especialização em Design de Superfície com ênfase em revestimentos cerâmicos

Público Alvo

Graduados em Design (gráfico e produto), Design de Interiores, Arquitetura, Artes Visuais e demais áreas afins e/ou profissionais que já atuem no setor produtivo de revestimentos cerâmicos e que tenham interesse na temática do curso.

Duração

18 meses

Mais informações sobre período/horário das aulas, custos e conteúdo:

www.unimep.br/pos