Fundo lançado pela Desenvolve SP deve investir em empresas ainda em 2013

Postado em Desenvolve SP

plantar-dinheiro2013-10-01-13-29-46O Fundo Inovação Paulista, lançado pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista em parceria com outras quatro instituições, iniciará em breve a fase captação de empresas inovadoras para investimento ainda neste ano. A previsão foi feita pelas gestoras do fundo, a Ícone Investimentos e a SP Ventures, aprovadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na última semana. O fundo contará com patrimônio de até R$ 100 milhões e tem como investidores, além da Desenvolve SP, a Fapesp, a Finep, o Sebrae-SP e a Corporación Andina de Fomento (CAF).

O objetivo do fundo é investir em pequenas e médias empresas e startups de base tecnológica, ampliando as ações do Governo de São Paulo no fomento à inovação. O Estado é responsável por mais da metade da produção científica do País, além de contar com grande número de Parques Tecnológicos e incubadoras.

Segundo o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos, o Fundo Inovação Paulista investirá, preferencialmente, em startups e em empresas de base tecnológica com faturamento de até R$ 3,6 milhões, “Serão selecionadas de 12 a 15 pequenas e médias empresas para investimento, com atuação em áreas como tecnologia da informação (TI), nanotecnologia, fotônica e ciências da vida. Nosso objetivo é dar condições para que elas  transformem suas ideias em produtos inovadores e cresçam, contribuindo para o desenvolvimento do Estado”, diz Santos.

As gestoras Ícone Investimentos e a SP Ventures foram selecionadas por meio de edital e serão responsáveis pela gestão da carteira e pela captação das empresas para investimento. “O fundo vai comprar participação minoritária nas empresas. A primeira fase, a de investimento, deverá durar cerca de 4 anos. Depois vem a fase de desinvestimento, onde saímos do negócio e deixamos as empresas caminharem sozinhas”, diz Francisco Jardim, sócio da SP Ventures. Segundo ele, os primeiros investimentos devam acontecer ainda este ano.

Foco na inovação

Além disso, a Desenvolve SP tem parceria com a Finep para o repasse do Programa Inovacred, que prevê o financiamento de pequenas e médias empresas para a introdução de novos produtos, processos, serviços, marketing ou inovação organizacional.

Fonte: Assessoria de imprensa da Desenvolve SP